RINOPLASTIA
A cirurgia plástica do nariz tem como objetivo um resultado harmônico e natural com contorno facial. A abordagem do nariz deve atuar sobre as alterações identificadas na estrutura ósteo-cartilaginosa nasal. Desta forma, deformidades em dorso, ponta, asas, columela, septo, etc., exigem reparos muito específicos. Também as alterações funcionais (dificuldades de respirar, rinites crônicas, coriza, sinusites, etc.) são corrigidas. A complexidade das alterações determina a necessidade de um planejamento cirúrgico minucioso no pré-operatório.
CUIDADOS PRÉ-OPERATÓRIOS
Além dos exames de rotina, pode ser solicitada uma avaliação otorrinolaringológica, uma tomografia da face e ou um exame de rinofaringoscopia.
A CIRURGIA
Geralmente, a anestesia é local com sedação, podendo ser geral de acordo com cada caso. A duração varia de 90 minutos a 4 horas e depende da complexidade do tratamento. A abordagem do nariz pode ser feita com cicatrizes externas ou internas. No final pode haver a necessidade de um splint nasal (curativo interno), um imobilizador externo nasal (no caso de fratura) ou apenas um curativo externo .
PERÍODO PÓS-OPERATÓRIO
1. Postura: decúbito dorsal com cabeceira elevada a 30 graus, sem apoiar sobre o nariz.
2. Curativos: limpeza com fluidificante tópico nasal interno, uso de descongestionantes tópicos.
3. Retornos e retirada de pontos, splint ou gesso: de acordo com a recomendação da equipe cirúrgica.
4. Restrições: evitar assuar o nariz, espirrar com a boca fechada, manipular crostas internas, prática de qualquer atividade esportiva, exposição solar direta, uso de óculos pesados, etc.