LIPOESCULTURA/ LIPOASPIRAÇÃO
A lipoescultura é o procedimento em que se associa a lipoaspiração ao enxerto da gordura, e tem como objetivo preencher alguma depressão e restaurar seu volume (face, nádegas) ou simplesmente modificar a silhueta corporal ou facial.
A lipoaspiração é a remoção de depósitos de gordura em qualquer região do corpo.
AS CICATRIZES
As incisões são cuidadosamente posicionadas em pontos estratégicos e ficam disfarçados em sulcos, dobras, relevos naturais ou em áreas normalmente cobertas por vestes. Na maioria das vezes tem tamanhos entre quatro mm e passam pelas mesmas fases de qualquer processo cicatricial.
TIPOS
Com relação aos métodos, são descritos três tipos de lipoaspiração: mecânica (seringa, lipoaspirador ou vibrolipoaspiração), ultrassônica e a laser. Com relação à técnica de infiltração são descritos quatro tipos: seca, úmida, super úmida ou tumescente. Cada tipo apresenta indicações, vantagens e desvantagens específicas a cada método.
INDICAÇÕES
Presença de acúmulos de gordura localizada em qualquer região corporal. Pode então ser utilizado para modelar áreas como abdome, flancos, dorso, coxas, braços, pescoço, face, entre outras. Sua indicação tem sido realizada ainda para reduzir ou aumentar o volume mamário. O tratamento da pseudo ginecomastia e o emagrecimento do retalho abdominal nas lipoabdominoplastias também são uma forte indicação para lipoaspiração.
CONTRAINDICAÇÕES
Relativas: obesidade (peso superior a 30% do ideal) e excesso de pele.
Absolutas: obesidade mórbida, DPOC moderado ou grave, doença cardíaca moderada ou grave, história de TVP ou TEP recidivado ou espontâneo, doenças sistêmicas graves (Ex.: trombofilia, anemia falciforme, etc.).
AVALIAÇÃO PRÉ-OPERATÓRIA
Uma anamnese dirigida com pesquisa dos fatores acima. O exame físico específico deverá identificar as características da pele, o tônus muscular, a avaliação biométrica, a pesquisa de hérnias da parede abdominal. Deverá ser investigada uma história cirúrgica pregressa como a presença de cicatrizes prévias, história gestacional, alergias, entre outros. Um exame laboratorial com pesquisa dos fatores relacionados com a trombofilia e um exame ultrassonográfico com pesquisa de hérnias complementam os exames habituais.
CUIDADOS PRÉ-OPERATÓRIOS
Além dos cuidados habituais para qualquer procedimento cirúrgico, o preparo do paciente inclui o uso de medicação anticoagulante 12 horas antes do início da cirurgia.
A CIRURGIA
O tipo de anestesia depende do local a ser lipoaspirado, do volume de gordura e do número de áreas a serem tratadas. Comumente utiliza-se a anestesia peridural com sedação, para as cirurgias no tronco e membros inferiores. No entanto, ela poderá ser local com sedação ou mesmo geral. Pode ser executado em regime ambulatorial, regime de internação em hospital dia ou necessitar de internação por 24h. Todo paciente segue o Protocolo de Prevenção de Trombose Venosa Profunda e Tromboembolismo Pulmonar, com a utilização de meias elásticas ou enfaixamento de membros inferiores, mais a utilização do manguito pneumático de compressão intermitente de membros inferiores, durante e após todo o procedimento cirúrgico. O tipo de técnica e o método cirúrgico se aplicam a rotina da equipe cirúrgica.
ORIENTAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS
1. Postura: Na postura em decúbito dorsal, permitir uma inclinação em 30 graus. Na área lipoenxertada, recomenda-se não deitar ou assentar. Na postura sentada evitar a posição de 90 graus ou menos (risco de compartimentação do edema).
2. Curativos, uso do modelador abdominal e da espuma, meia de média compressão e os retornos para retirada de pontos, uso do anticoagulante injetável seguem a rotina da equipe cirúrgica.
3. Drenagem Linfática: Usualmente está liberada após o terceiro dia de pós-operatório. Devem ser realizadas entre 10 a 20 sessões.
4. Ingestão de líquidos e deambulação precoce: indicado logo após a recuperação anestésica.
5. Restrições: Evitar postura deitada ou assentada por período prolongado, não dirigir, não carregar peso, evitar atividades físicas e exposição solar, etc.
EVOLUÇÃO A LONGO PRAZO
Fatores que interferem na evolução: idade, variação do peso corporal, qualidade e textura da pele, influências hormonais, gravidez, patologias associadas (endócrino metabólicas), etc. A manutenção dos resultados depende do paciente que deve seguir um programa de exercícios físicos e controle de peso com dieta.