OTOPLASTIA
Orelha em abano é um defeito congênito, de característica familiar, geralmente bilateral, cujas alterações consistem em um aumento do seu ângulo em relação à cabeça e alterações de alguns relevos da orelha. A cirurgia se propõe a modelar a cartilagem auricular sem aumentar o tamanho.
QUANDO OPERAR
A idade ideal é a pré-escolar, ou seja, dos cinco aos sete anos de idade. Sabe-se que a partir desta idade as orelhas já estão totalmente formadas. Todavia, nada impede que tal correção seja feita em outras fases posteriores da vida.
CUIDADOS PRÉ-OPERATÓRIOS
Basicamente os mesmos cuidados de qualquer procedimento cirúrgico.
A CIRURGIA
Esta cirurgia é geralmente realizada sob anestesia local e sedação, podendo ser geral a critério do anestesista e idade do paciente. A duração do procedimento é de aproximadamente 2 a 3 horas. A abordagem mais comum é um acesso posterior do pavilhão auricular, através do qual podem ser realizadas diversas técnicas.
ORIENTAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS
1. Postura: postura deitada em decúbito dorsal com a cabeceira elevada a 30 graus. Não deitar apoiando as orelhas.
2. Curativos, uso do modelador (tiara ou faixa), retornos e retirada de pontos.
3. Restrições: evitar práticas esportivas, exposição solar direta, uso de secador e produtos químicos nos cabelos e qualquer outro tipo de tratamento sem a autorização médica.